quarta-feira, 31 de março de 2010

Requisitos necessários / Condições de implantação, edifício

Para criar um Centro Comunitário são necessários alguns requisitos, entre os quais:

Ø Instalações e equipamentos adequados, nos termos das normas e leis em vigor;

Ø http://www.decoracao-casa.com/public/images/produtos/3508/variantes/3509/pt/galeria/sonho%20de%20crian%C3%A7a2-m.jpgPessoal técnico e auxiliar necessário ao funcionamento do estabelecimento, nos termos das normas e leis em vigor;

Além disso, a direcção técnica do lar deve ser assegurada por um elemento com formação técnica e académica adequada, de preferência na área das ciências sociais e humanas. Ao Director compete, em geral, dirigir o estabelecimento, assumindo a responsabilidade pela programação de actividades e a coordenação e supervisão de todo o bom funcionamento do estabelecimento, e em especial:

a) Promover reuniões técnicas com o pessoal;

b) Promover reuniões com os utentes, nomeadamente para a preparação das actividades a desenvolver;

c) Planificar e coordenar as actividades sociais, culturais, recreativas e ocupacionais dos jovens, adultos e idosos.


Condições de implantação, edifício:

O Centro Comunitário, seja qual for o modelo de instalação, deve ser implantado em zona com boa salubridade, longe de estruturas ou infra-estruturas que provoquem ruído, vibrações, cheiro, fumos ou outros poluentes considerados perigosos para a saúde pública e que perturbem ou interfiram no quotidiano dos utilizadores do lar. Para além disso, em edifícios de raiz, é obrigatório prever o estacionamento de viaturas, em número adequado aos fins do estabelecimento, à sua dimensão e ao número de utilizadores, conforme regulamentos camarários em vigor.

O edifício onde irá funcionar o Centro Comunitário deve obedecer ainda à legislação aplicável, designadamente quanto a edificações urbanas, segurança e higiene no trabalho, segurança contra incêndios, licenciamento de obras particulares, acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada, segurança de instalações de utilização de energia eléctrica e segurança de instalações colectivas em edifícios e entradas, segurança de postos de transformação e seccionamento, instalações telefónicas de assinantes, betão armado e pré esforçado e canalizações de águas e esgotos.

A animação Sociocultural



A Animação Sociocultural (ASC), pretende dar oportunidade de inserir o indivíduo na comunidade, conferindo-lhe um papel activo. Tem como finalidade potenciar e desenvolver as capacidades humanas de relação, de convivência e inter-ajuda. A ASC intervém nas realidades sociais e deve estar contextualizada e adaptada à realidade concreta sobre a qual se quer actuar. A Animação Sociocultural é um tipo de acção comunitária que tem por propósito principal a promoção, nas pessoas e nos grupos, de uma atitude de participação activa no processo do seu próprio desenvolvimento. Abrange uma gama muito ampla e diversa de intervenções, programas e instituições. O considerável auge deste âmbito socioeducativo auspiciado pelas iniciativas surgidas directamente da sociedade civil deu lugar a um contingente que se pretende cada vez mais numeroso de animadores socioculturais. Estes agentes, exercendo a sua função como profissionais ou como voluntários, requerem uma formação adequada. Por isso, paralelamente ao desenvolvimento dos marcos institucionais da animação sociocultural, foram-se criando diferentes níveis e instâncias de formação: estudos específicos de formação profissional e também formação universitária.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Objectivos do Projecto

Este Projecto, perspectivado para um período de três anos, tem como objectivos:

Ø Criar, dinamizar e sustentabilizar um Centro Comunitário para jovens e idosos;

Ø Fortalecer o desenvolvimento local;

Ø Desenvolver na população uma educação no tempo livre baseada na solidariedade, na amizade, no respeito e no amor pelos outros, pela natureza e pela vila;

Ø Oferecer um espaço socializador e também personalizador da população, onde esta tenha protagonismo e se sinta respeitada e valorizada, assumindo a diferença e as particularidades de cada um;

Ø Promover a Interacção entre a população;

Ø Criar espaços para a Ocupação de Tempos Livres;

Ø Criar condições para o estabelecimento de relações de convivência enriquecedoras;

Ø Elevar o nível de desenvolvimento da população residente nesta área que passa por uma promoção ao nível da educação, da formação, do emprego e da saúde;

Ø Prevenir a existência de comunidades marginalizadas, segregadas e estigmatizadas socialmente;

Ø Promover acções concentradas ao nível local;

Ø Desenvolver actividades com vista à promoção e a integração social da população.

A construção de um Centro Comunitário


A construção do Centro Comunitário “O sonho…” foi pensada para colmatar uma lacuna existente na freguesia da Póvoa de Santo Adrião, visto não existir nada do género na mesma. Constatando a falta de um espaço que reúna a população da freguesia, pensei em criar um local que fortaleça as relações humanas entre as diferentes faixas etárias e que ofereça, igualmente, condições para que as pessoas se sintam bem e acreditem que é possível sonhar!

Este Centro Comunitário é dirigido aos membros activos e não activos da sociedade civil, nomeadamente jovens, adultos e idosos.

http://www.decoracao-casa.com/public/images/produtos/3508/variantes/3509/pt/galeria/sonho%20de%20crian%C3%A7a2-m.jpg Para alcançar os objectivos, prevejo desenvolver as actividades específicas seguintes: uma construção física de raiz de um edifício, na área da Póvoa de Santo Adrião, munido de espaços lúdicos, educativos e ocupacionais que visa alcançar um envolvimento e uma participação activa da comunidade, num espaço comum aberto aos cidadãos (jovens, adultos e idosos).